Personalidades Simãodienses – Prof. Udilson

Simão Dias é uma cidade de grandes personalidades no cenário sergipano. A cidade tem sido chamada de um “celeiro de políticos”. No entanto, há outras personalidades que nos representam, tanto a nível estadual, como a nível local. Precisamos conhecê-las! Vou destacar alguns nomes por aqui, com vocês: Professor Udilson!

A personalidade simãodiense que tecerei comentários nesse texto é conhecido por todos como “Professor Udilson”, ou seja, incorporou ao nome o título da profissão que desempenhou por toda a vida até aposentadoria. Mas apesar do título dominante de professor, desempenhou durante muitos anos na administração municipal simãodienses funções administrativas, sendo funcionário público indispensável para a assessoria dos gestores, devido a sua enorme competência nas mais diversas áreas do conhecimento.  

Trata-se de um intelectual do mais alto gabarito, pois não há nada que fuja de sua percepção ou domínio. Homem de muita leitura sabe de tudo um pouco, e de alguns assuntos sabe tudo e mais um pouco, ou seja, de alguns assuntos é especialista. A língua portuguesa é um exemplo entre suas especialidades. Durante muitos anos de docência ministrou aulas de literatura e gramática, e por esse motivo é um homem das letras, um artista nesse campo do conhecimento, ou seja, é um poeta. Consegue expressar sentimento, crítica, opinião com maestria. Mestre nos discursos, sábio nas palavras domina a arte de prender a atenção e se fazer entender. Com um bom humor refinado, que contrasta com seu aspecto comportamental inclinado para o formal e sério, sabe ser cômico, irônico, crítico sem perder a ternura. É incapaz de alterar a voz, falar alto, ser ríspido, ou grosseiro. Essa postura é algo incomum para profissionais do magistério, pois esse ofício infelizmente coaduna com posturas autoritárias. Não! Com ele não! A educação corre recíproca, e o interlocutor sem perceber se envolve num diálogo respeitoso e cativante.  

Outro aspecto interessante é a formação religiosa. Notadamente um homem de fé, com amplo domínio da doutrina cristã protestante luterana. Não é dado a modismos, logo, não é adepto do protestantismo pentecostal, com seus apelos emocionais. Trata-se de um homem de tradição, que dá valor ao arcabouço doutrinário teórico. Não se guia por delírios e paixões, mas sim por convicções forjadas historicamente no debate teológico e filosófico. Dado à tolerância e diálogo, não discrimina outras correntes religiosas, seja católicos, judeus, islâmicos, budistas, kardecistas e protestantes pentecostais. Conhece mais da doutrina católica do que muitos praticantes engajados que não perdem uma missa.

O aprofundamento crítico e filosófico o legou a capacidade de ver o mundo de forma dialética, ou seja, não aceita conceitos, ou verdades prontas e acabadas. Por esse motivo, é difícil de enquadrá-lo ideologicamente. Seria um liberal? Um sócio-democrata? Um comunista? Um socialista? Difícil dizer! Um homem que canta a internacional comunista nunca será um ingênuo. Obviamente tem inclinações esquerdistas bem acentuadas.

Outra qualidade é a música! Foi compositor dos hinos dos principais colégios de Simão Dias (Colégio Dr. Milton Dortas e Colégio Cenecista Carvalho Neto). Domina a notação musical, é instrumentista e mestre de canto.

É uma celebridade municipal! Mas, sobretudo, é um homem humilde de conduta ilibada e exemplar. Um modelo a ser seguido e imitado! Nascido no município vizinho de Paripiranga – BA é cidadão simãodiense por reconhecimento público e oficial. Um orgulho de Simão Dias.

Biografia do Prof. Udilson Soares Ribeiro

Udilson Soares Ribeiro, brasileiro, casado, natural de Paripiranga-BA, nascido em 19/07/1946, residente em Simão Dias-SE, onde recebeu o Título de Cidadão, protestante, socialista, Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura, aposentado; habilitado como Professor de Língua Portuguesa, em Exame de Suficiência, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió, em 1967; licenciado em Estudos Sociais, em 1977, pela UFS. Assessor dos Prefeitos Municipais de 1977 a 2012. Poeta, autor do Livro “Palavras à Meia Luz” e de artigos religiosos. Organista, Regente de Coral Sacro, compositor da letra e da música dos Hinos de Escolas deste Município, da harmonia do Hino do Município de Poço Verde, de uma Marcha Triunfal em homenagem ao filho falecido, Tiago e de uma Valsa intitulada “Uma Valsa para Minha Nora”. Esposa: Maria do Carmo Santos Ribeiro e Filho: Davi Soares Santos Ribeiro.


1. DADOS GERAIS Nascimento: 19/07/1946 Filiação: Hercílio Ribeiro de Santana e Isabel Soares de Oliveira Santana

Mãe Adotiva: Ilda Soares Oliveira (Dona Fiinha)
Irmãs adotivas: Eunice Soares Almeida, Adelina Soares Almeida e  Maria Soares Oliveira

Estado Civil: CasadoEsposa: Maria do Carmo Santos Ribeiro 


Udilson  e Maria do Carmo

Filhos: Davi Soares Santos Ribeiro e Tiago Soares Santos Ribeiro (in memoriam) 

Naturalidade: Paripiranga-BACidadania: Cidadão Simãodiense, conforme Título de Cidadão de 11/12/1998, autorizado pelo Decreto nº 04/93 de 15/09/93 da Câmara Municipal de autoria do vereador João Silveira Déda Neto.


Tiago e Davi

II. ESTUDANTE

1. Curso Primárioa) Escolas Reunidas “Augusto Maynard” (Municipal), de 1956 a 1958.
b) Grupo Escolar “Fausto Cardoso” (Estadual), 1959.

2. Curso Ginasial: Ginásio “Carvalho Neto”

3. Curso Técnico de ContabilidadeEntidade: Colégio Cenecista “Carvalho Neto”, 1969 a 1971.
4. Curso de Aperfeiçoamento de Ensino Secundário (CADES) e Curso de Suficiência para o Ensino de Língua Portuguesa Entidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió, 1967.
5. Licenciatura de 1º Grau em Estudos Sociais Entidade: Universidade Federal de Sergipe, 1975 a 1977. 

Lançamento do livro de poesias “A meia luz”

III. DADOS PROFISSIONAIS

PROFESSOR

1. Professor Estadual Aposentado.2. Professor do 4º ano primário do Ginásio Industrial “Dr. Carvalho Neto”, em 1963.3. Professor do Ginásio “Carvalho Neto” (CNEC), depois Colégio Cenecista “Carvalho Neto”, de 1964 a 1993: Língua 4. Portuguesa, Literatura e Redação.4. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Estadual “Dr. Milton Dortas”.
ASSESSOR

1. Chefe de Gabinete de 1977 a 1996, do Prefeito Abel Jacó dos Santos, Manoel Ferreira de Matos, Josefa Matos Valadares, Manoel Ferreira de Matos, Maria Valadares de Andrade, Virgílio de Carvalho Oliveira Sobrinho.2. Assessor Especial dos Prefeitos Luiz Albérico Nunes da Conceição, José Matos Valadares.3. Chefe de Gabinete do Prefeito Denisson Déda de Aquino.
IV. POETA

1. Publicação de Poemas e Artigos Religiosos nos jornais de Simão Dias: Roteiro Sergipano (de Edécio Pereira) e Tribuna Regional (de Nemésio Sales), 1993 a 1995.2. Compilação e Publicação dos Poemas num livro intitulado PALAVRAS À MEIA LUZ (Editora Triunfo Ltda) por iniciativa e patrocínio da Professora (UFS) Maria José Nascimento Soares, 2001.

3. Autoria:Letra e Música (melodia e harmonia) dos hinos das escolas:a) da rede municipal:Escola Municipal “Cícero Ferreira Guerra”b) da rede particular:Colégio Cenecista “Carvalho Neto”, hoje, Escola Municipal “Carvalho Neto”,Colégio “Pierre Freitas”,Escola “Favo de Mel”,Colégio “Eduardo Marques”.c) da rede estadual:Colégio Estadual “Dr. Milton Dortas”,Centro de Estudos Supletivos “Dr. Marcos Ferreira”, hoje CREJA,Escola “José de Carvalho Deda”,Escola “Lourival Baptista”.


4. Composição musical:“Uma Valsa para Minha Nora”,“Marcha Triunfal de Tiago, post mortem”.


V. POSIÇÃO POLÍTICA: Socialista

VI. POSIÇÃO ESPORTIVA: Vasco da Gama

VII. RELIGIÃO
1. Cristão de tradição protestante e denominação presbiteriana. Membro da Igreja Presbiteriana em Simão Dias2. Professor da Escola Bíblica Dominical “Prof. Udilson Soares Ribeiro”3. Organista e organizador do Quarteto Presbiteriano


Quarteto Presbiteriano de Simão Dias
Pb. Jailton, Pb. Udilson, Pr. Farias e Pr. Edson

 4. Regente do Coral da Igreja Presbiteriana em Simão Dias

Coral Presbítero

5. Presbítero (in dignitatis), ordenado em 1987.

VIII. HOMENAGENS


1. Denominações:a) Escola Municipal “Prof. Udilson Soares Ribeiro”, no Povoado Pirajá, por iniciativa do Prefeito Manoel Ferreira de Matos.


Inauguração da Escola Municipal Prof. Udilson Soares Ribeiro

b) Escola Bíblica Dominical “Prof. Udilson Soares Ribeiro”, por iniciativa do Conselho da Igreja Presbiteriana de Simão Dias, acolhendo Proposta do Presbítero Samuel Santana Cruz.


2. Medalhas
a) Centenário de Simão Diasb) Centro de Estudos Supletivos “Dr. Marcos Ferreira”c) Escola Municipal “Dr. Luiz Albérico”d) Colégio “Eduardo Marques”e) Poeta Assuero Cardoso Barbosa

3. Honrarias

a) Colégio Cenecista “Carvalho Neto”

b) Noite de Júbilos e Méritos a um Luminar Organizada sob liderança dos professores Maria José Nascimento Soares, Alexandre Nascimento Barreto Júnior e Geraldo Henrique Prata, no Centro de Estudos Supletivos, em 13 de outubro de 1995.

c) Livro: Professor, Exemplo de Vida. Cenários da História: Simão Dias/SE, Paripiranga/BA, Lagarto/SEHomenagem do autor Osvaldo Abreu à Udilson Soares Ribeiro, em 08 de novembro de 2007.d) Homenagem do Governador Marcelo Déda à Udilson Soares Ribeiro, com o título de Educador Ambiental de Simão Dias, em 2008.

e) Honra ao Mérito ao escritor Udilson Soares “Por contribuir com o crescimento da nossa Literatura” concedido pelo CREJA Prof. Marcos Ferreira, em 15 de abril de 2011.

f) Título de Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil concedido pelo Conselho da Igreja Presbiteriana em Simão Dias, em 24 de abril de 2011. 

Fonte: Blog do Prof. Davi Soares – Dedicado a Tiago Soares (in memoriam)

Anúncios

2 comentários sobre “Personalidades Simãodienses – Prof. Udilson

  1. Alexandre do Nascimento Barreto Júnior

    Parabéns pela iniciativa de prestar homenagem a esse patrimônio de todos nós.
    Professor Udilson é inspirador e faz parte de um seleto grupo de cidadãos honrados.
    Marcelo Domingos o nosso município é repleto de anônimos que construíram e constroem a história de Simão Dias.
    Sua visão acerca disso é louvável 👏👏👏

    Curtir

  2. Lindiana

    Presbitero Udilson, servo de Deus, homem inteligente, amava as aulas da Escola Dominal ministradas por ele.
    E os hinos do Novo Cântico! Tocados por pelo querido Udilson, tinha a sensação de estar no antegozo do céu.
    Meu abraço e gratidão por me incentivar a voltar os estudos!
    Não me esqueço de suas palavras de que Pedagogo tem que ser Mestre. Prossigo nessa meta! No tempo certo, Deus me dará condições!
    Obrigada por tudo que fizeram por mim e minha família.
    Abração:Lindiana

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.